Sobre o portal

Em nome do Consulado-Geral de Portugal em Maputo, as minhas boas vindas a este Diretório de Quadros Moçambicanos com Formação Superior em Portugal.

Muitas são entre Portugal e Moçambique as pontes pelas quais moçambicanos e portugueses se visitam e pelas quais aprofundam relações de muito variado tipo.

Por este Diretório se exibe simbolicamente uma dessas pontes: uma ponte que - desde os anos 60 do século passado até aos dias de hoje – foi e é percorrida por um número muito significativo e sempre crescente de cidadãos moçambicanos.  A ponte por onde moçambicanas e moçambicanos partem para Portugal para estudos de nível superior.

Tem-se por objetivo desta iniciativa o proporcionar uma plataforma facilitadora de reconhecimento, contato e interação entre os quadros moçambicanos que nela se apresentam e todos quantos, indivíduos ou entidades, dos domínios público ou privado, portugueses, moçambicanos ou de outras nacionalidades, vejam em tal contato e interação motivos de interesse e/ou utilidade.

Neste Diretório, nesta sua inicial versão, figura uma pequena parte dos bem mais de 2000 quadros moçambicanos dos quais se tem registo como tendo concretizado estudos de bacharelato, licenciatura, pós-licenciatura, mestrado, doutoramento e pós-doutoramento em estabelecimentos de ensino superior em Portugal.

Toda a informação que neste Diretório pode ser encontrada corresponde exata e exclusivamente à informação que foi fornecida pelos quadros moçambicanos que deram o seu consentimento formal à publicação das suas fichas de apresentação, contendo elementos de identificação pessoal, de percurso académico e de percurso profissional.

Como já se fez alusão, este Diretório está vocacionado para se abrir à inclusão de todos aqueles quadros e estudantes moçambicanos que assim o desejem e que para tal concedam a necessária autorização nos termos legais e regulamentares, tal como ocorreu com os agora incluídos.

A evolução do Diretório será feita em termos e nos momentos que vierem a ser definidos pelo Consulado-Geral de Portugal em Maputo, através do seu correio eletrónico institucional  (consulado.maputo@mne.pt).

Votos de boa visita!

Manuel Frederico Pinheiro da Silva

Cônsul-Geral